OFERTAS EM DESTAQUE

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SA 5 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: RESULTADOS DE INTERAÇÕES

Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.

Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.

Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.

Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.

Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores

3 comentários:

  1. preciso de alguns exemplos de tranformações quimicas no setor produtivo (industrias) ! URGENTE ! ja bisbilhotei toda internet e não achei nada :/ se puder me passa eu agradeço , contato : jekix_gatuxa@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gente não achei nada sobre Transformações químicas n setor industrial produtivo, se puderem me ajudsar eu agradecerei, contato46478989, beijoss

    ResponderExcluir
  3. Vocês têm que escolher um produto e pesquisar qual o processo para sua obtenção industrial. Com certeza vocês irão encontrar muitas fases em que há transformações químicas. Por exemplo plásticos, sabão, refrigerantes, etc
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir