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quinta-feira, 28 de abril de 2011

SA 7 - SUBSTÂNCIA SIMPLES E COMPOSTAS - LINGUAGEM QUÍMICA

Competências e habilidades:- diferenciar substâncias simples e compostas por meio de transformações químicas;
- propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas;
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais;
- representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.

Para pensar...
- O que acontece com as substâncias quando ocorre uma reação química?

Experimento demonstrativo
Questionamentos:
- Qual das substâncias ao ser aquecida, originou pelo menos duas substâncias diferentes?
- Como poderíamos definir, através dessa observação, qual seria a substância simples e a substância composta? Explique.

Diferenciação entre substâncias simples e compostas

Proposição de modelo explicativo

Idéia de elemento químico

A linguagem química: símbolos, fórmula e equações

Veja a tabela completa com os elementos em ordem alfabética em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_por_s%C3%ADmbolo
Desses elementos químicos, somente 90 são naturais; os demais são sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares ou aceleradores de partículas.

fórmulas:
- Fórmula da sacarose: C12H22O11
- Fórmula da grafita: C
- Fórmula da água: H2O

equações:
C12H22O11(s) + energia térmica 12 C(s) + 11 H2O(l)
NaCl(aq) = solução aquosa
O2 (g) = oxigênio no estado gasoso

Atividade:
Escreva as equações químicas que representem as seguintes transformações:
a) Cal viva (CaO), que é sólida, reage com dióxido de carbono (CO2), que é um gás, produzindo carbonato de cálcio (CaCO3), que é sólido.

b) Sulfato de cobre (CuSO4), em solução aquosa, reage com ferro metálico (Fe), produzindo cobre (Cu) metálico e sulfato de ferro (FeSO4), em solução aquosa.

Atividades extras:
Leitura das páginas indicadas do LD:
- Os átomos;
- ligações químicas: O que mantém os átomos unidos;
- Classificação periódica dos elementos;
- Um novo arranjo de átomos; A equação química; Lei da conservação das massas ( ou Lei de Lavoisier)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SA 6 - QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS EM TRANSFORMAÇÕES QUÍMCAS

Competências e habilidades:

- Identificar evidências diretas e indiretas de transformações químicas;

- Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;

- Relacionar observações feitas no experimento com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e das que ocorrem no cotidiano.

Para refletir...

- Quando se prepara um bolo, uma torta ou outra receita culinária, pode ser usada qualquer quantidade de ingredientes?

- Um pedreiro que prepara uma argamassa pode utilizar qualquer quantidade de cimente e de areia?

- Uma indústria indústria que produz sabão utiliza como matérias-primas soda cáustica e gordura de coco, que se transformam originando sabão e glicerol. O que aconteceria de a indústria utilizasse muita soda cáustica e pouca gordura?

Experimento demonstrativo

Questionamentos:

1) Após quantas colheres de hidrogenocarbonato de sódio deixou de haver efervescência e por que isso aconteceu?

2) Por que ao acrescentar a sgunda colher de hidrogenocarbonato continuou a ocorrer a efervescência?

3) Por que no final não houve mais efervescência?

4) Como ficaria um pão com muita farinha e pouco fermento?

5) Como seria um sabão com excesso de soda cáustica?


SA 5 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: RESULTADOS DE INTERAÇÕES

Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.

Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.

Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.

Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.

Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores