sexta-feira, 20 de agosto de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
I-DOSER - AINDA COM POUCOS ESTUDOS SOBRE SEUS EFEITOS SOBRE O CÉREBRO, ADVOGADO AJUDA NA REFLEXÃO SOBRE SEU USO E LEGALIDADE.
Advogado comenta a chegada do I-Doser, ringtones com ondas sonoras que teriam efeitos semelhante aos de uma droga. São clipes vendidos com DRM, para serem usados uma vez só.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Exercícios cerebrais
Atenção! O artigo está em português de Portugal!
Muita gente já sabe, mas sempre é bom lembrar a importância de manter o cérebro em constante atividade. Quanto mais utilizado, melhor seu desempenho. Tal resultado se dá independentemente da idade da pessoa. As maneiras de obter tais melhorias são muitas, dentre as quais a praticar exercícios físicos, fazer leitura diária (pelo menos 20 páginas) e palavras cruzadas, tirar férias em lugares desconhecidos e sair da rotina. Para saber mais sobre o que é benéfico e prejudicial para seu cérebro, leia a matéria (da revista portuguesa Saúde e Lar) e ative seu cérebro. (de Educação Pública - Gov Rio de Janeiro)- clique no título.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
PARA QUEM GOSTA DE PENSAR SOBRE POSSIBILIDADES!
Nanotecnologia: A Arte de montar matéria: átomo por átomo
"FOTOGRAFIAS" DE ÁTOMOS!
Leia e reflita sobre a importância desta tecnologia para o modo como vemos as coisas!
(microscópio de varredura por efeito tunel ou scanning tunnelling microscope - SIM)
(microscópio de força atómica - AFM, em inglés)
Fotos:IBM, Philippe Playl
"FOTOGRAFIAS" DE ÁTOMOS!
Leia e reflita sobre a importância desta tecnologia para o modo como vemos as coisas!


Fotos:IBM, Philippe Playl
sábado, 4 de abril de 2009
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
NÍVEL SONORO E INTENSIDADE ENERGÉTICA
Atividade para todas as salas...
Analise as tabelas abaixo e respondas as questões 1 a 3. Leia o texto das páginas 122 e 123 do seu livro didático e responda as questões 4 a 10.
Questões de interpretação das tabelas 1 e 2
Qual a relação entre nível sonoro (dB) e intensidade energética?
Organize os sons listados na Tabela 1 nos quatro tipos de sensações da Tabela 2.
Considerando os dados das duas tabelas, quais sons provocam dor ao atingir o ouvido humano?
Leia o texto “O som pode poluir?” da página 122 e 123 do seu livro didático e responda:
Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
Vocês conhecem alguém que usa aparelhos sonoros em níveis próximos a 100 dB, durante 2h por dia? Quais os riscos que essa pessoa corre?
Qual a importância do “Selo ruído” instituído pelo Conama?
Qual a finalidade da Lei federal 1065 em estabelecer normas para controlar a poluição sonora, com índices definidos pela ABNT, em certos locais e horários? Qual a opinião do grupo a respeito desse controle para zonas residenciais urbanas e ruídos em veículos automotores (motos, carros)?
Quais os resultados obtidos em experimentos realizados entre jovens expostos a sons contínuos?
Qual a fonte sonora da tabela você relacionaria com o ruído atual de sua sala de aula? Qual seria a situação ideal e quais os benefícios dessa nova situação?
Proponha ações para melhorar a qualidade sonora da sala de aula.
Questões de interpretação das tabelas 1 e 2
Qual a relação entre nível sonoro (dB) e intensidade energética?
Organize os sons listados na Tabela 1 nos quatro tipos de sensações da Tabela 2.
Considerando os dados das duas tabelas, quais sons provocam dor ao atingir o ouvido humano?
Leia o texto “O som pode poluir?” da página 122 e 123 do seu livro didático e responda:
Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
Vocês conhecem alguém que usa aparelhos sonoros em níveis próximos a 100 dB, durante 2h por dia? Quais os riscos que essa pessoa corre?
Qual a importância do “Selo ruído” instituído pelo Conama?
Qual a finalidade da Lei federal 1065 em estabelecer normas para controlar a poluição sonora, com índices definidos pela ABNT, em certos locais e horários? Qual a opinião do grupo a respeito desse controle para zonas residenciais urbanas e ruídos em veículos automotores (motos, carros)?
Quais os resultados obtidos em experimentos realizados entre jovens expostos a sons contínuos?
Qual a fonte sonora da tabela você relacionaria com o ruído atual de sua sala de aula? Qual seria a situação ideal e quais os benefícios dessa nova situação?
Proponha ações para melhorar a qualidade sonora da sala de aula.
Assinar:
Postagens (Atom)
calendário
O QUE VEREMOS DURANTE O ANO...
Para não ficar perdido e com dúvidas sobre o que será visto este ano em Ciências, acesse a REDE DO SABER clicando aqui , vá até a disciplina CIÊNCIAS e veja nas páginas 60 a 63 a programação para este ano! Nas páginas 41 a 47, você poderá ler quais as habilidades que serão trabalhadas e avaliadas durante nosso curso. Esta leitura é muito importante!
ATENÇÃO!!!
Ao fazer experimentos em casa, sempre o faça sob a supervisão de um adulto!Este site português contém vídeos, experimentos e explicações sobre diversos assuntos! Confira! http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/pressao.html
AULAS NO LABORATÓRIO: NORMAS DE SEGURANÇA, MATERIAIS...
Para um bom aproveitamento das aulas experimentais e segurança durante sua realização, é importante seguirmos algumas normas básicas de segurança.
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA no laboratório clicando AQUI.
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site "virtual química" clicando AQUI
BOM TRABALHO!
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA no laboratório clicando AQUI.
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site "virtual química" clicando AQUI
BOM TRABALHO!
Experimentos em Astronomia
Pesquisar este blog
PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA & ASTRONÁUTICA, CLIQUE...
Links relacionados ao estudo de Ciências e outros
- "Propriedades da Matéria - densidade e outras" e "Substâncias Puras e Misturas" - Projeto Educar USP
- Ciência em casa - Ciência Viva - Site de Portugal
- Ciência Viva - Portugal
- Clube de Ciência - Minas Gerais
- Destilação Fracionada do Petróleo - Ciência Uol
- Ensino de física - Univ. Federal Fluminense - experimentos
- ESTUDOS DE FÍSICA IF-USP
- Feira de Ciências - Luiz Ferraz Netto
- Ludoteca - Instituto de Física - USP
- modelos atômicos
- NAVEGUE PROTEGIDO! Dicas de navegação segura na Internet...
- Portal do professor - MEC
- Seara da Ciência - Univ. Federal do Ceará - Sugestões de experimentos
- Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
- São Paulo Faz Escola
- Tabela periódica - elementos e utilidades - Colégio Christus
PARA REFLETIR...
Alemanha - Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
-Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante:
-Existe!
O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeçapermanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?E ele respondeu:
-ALBERT EINSTEIN, senhor!
Albert Einstein
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Albert Einsten
"Se Deus fez tudo que existe, inclusive as leis que regem todo o Universo, o Conhecimento pode nos levar a admirá-Lo cada vez mais e chegar mais perto de toda Sua glória!" eu mesma...
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
-Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante:
-Existe!
O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeçapermanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?E ele respondeu:
-ALBERT EINSTEIN, senhor!
Albert Einstein
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Albert Einsten
"Se Deus fez tudo que existe, inclusive as leis que regem todo o Universo, o Conhecimento pode nos levar a admirá-Lo cada vez mais e chegar mais perto de toda Sua glória!" eu mesma...