segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
CURSOS GRÁTIS
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terça-feira, 27 de setembro de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
ARCO REFLEXO
ASSISTA À VIDEO AULA...
Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp
Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp
SISTEMA NERVOSO
O Que Nos Faz Unicamente Humanos?
"De fato, o homem possui diversos atributos que os distingüem das outras espécies. (...) se expressam como indivíduos. As características para isto incluem emoção, motivação, a expressão artística e espiritual.
(...) Nossa unicalidade repousa no nosso cérebro. O enorme cérebro desenvolvido principalmente no córtex cerebral nos dotou de propriedades que não existem, ou existem de forma primitiva em outros antropóides. (...). Desenvolveu-se o conhecimento, que é uma propriedade única do ser humano, e que se relaciona com o pensamento e a consciência(...)
Entre nossas características culturais únicas, a arte é talvez a mais nobre invenção humana. Imaginem, por exemplo, a necessidade de recrutamento de bilhões de neurônios, milhares de músculos, imensa capacidade sensorial, visual e auditiva, a espantosa capacidade de memória envolvida para saber de cór e executar um concerto para tocar uma serenata de Chopin ao piano. (...) Todos os instintos sociais humanos se desenvolveram bem antes da esfera intelectual: instinto maternal, cooperação, curiosidade, criatividade, compaixão, altruísmo, competitividade, etc., são muito antigos, e podem ser vistos nos antropóides, também. Mas, o ser humano novamente se distingüe dos outros primatas através de uma característica mental muito forte: gradativamente desenvolvemos o auto-controle, ou seja, a capacidade de modificarmos qualquer comportamento social, mesmo que instintivo, de maneira a torná-lo mais útil para nossa sobrevivência. Quanto mais disciplinados, e capazes de auto-controle e de planejamento, o quanto mais nossa mente racional for capaz de dominar a emocional e instintiva, mais humanos seremos.
Portanto, a espécie humana também tem o singular dom de dominar o cérebro emocional por meio do cérebro racional. Isto, acoplado à capacidade de planejar, gerou um animal capaz de vencer através da inteligência. (...) Muitos filósofos colocam inclusive a dúvida se um cérebro é capaz de entender a si mesmo algum dia. Talvez a complexidade estrutural e funcional do nosso cérebro seja tão grande, que jamais poderemos entendê-la: seria necessário ter um cérebro mais desenvolvido para isso. É possível que o nosso intelecto não tenha sido construído para entender os átomos ou mesmo para entender a si próprio, mas sim para promover a existência dos genes humanos. A pessoa que reflete sabe que a vida é, de alguma forma, incompreensível. Poderemos eventualmente entender a complexidade do cérebro de um sapo, mas nunca de nós mesmos…. "
Leia o texto na íntegra no site: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm
"De fato, o homem possui diversos atributos que os distingüem das outras espécies. (...) se expressam como indivíduos. As características para isto incluem emoção, motivação, a expressão artística e espiritual.
(...) Nossa unicalidade repousa no nosso cérebro. O enorme cérebro desenvolvido principalmente no córtex cerebral nos dotou de propriedades que não existem, ou existem de forma primitiva em outros antropóides. (...). Desenvolveu-se o conhecimento, que é uma propriedade única do ser humano, e que se relaciona com o pensamento e a consciência(...)
Entre nossas características culturais únicas, a arte é talvez a mais nobre invenção humana. Imaginem, por exemplo, a necessidade de recrutamento de bilhões de neurônios, milhares de músculos, imensa capacidade sensorial, visual e auditiva, a espantosa capacidade de memória envolvida para saber de cór e executar um concerto para tocar uma serenata de Chopin ao piano. (...) Todos os instintos sociais humanos se desenvolveram bem antes da esfera intelectual: instinto maternal, cooperação, curiosidade, criatividade, compaixão, altruísmo, competitividade, etc., são muito antigos, e podem ser vistos nos antropóides, também. Mas, o ser humano novamente se distingüe dos outros primatas através de uma característica mental muito forte: gradativamente desenvolvemos o auto-controle, ou seja, a capacidade de modificarmos qualquer comportamento social, mesmo que instintivo, de maneira a torná-lo mais útil para nossa sobrevivência. Quanto mais disciplinados, e capazes de auto-controle e de planejamento, o quanto mais nossa mente racional for capaz de dominar a emocional e instintiva, mais humanos seremos.
Portanto, a espécie humana também tem o singular dom de dominar o cérebro emocional por meio do cérebro racional. Isto, acoplado à capacidade de planejar, gerou um animal capaz de vencer através da inteligência. (...) Muitos filósofos colocam inclusive a dúvida se um cérebro é capaz de entender a si mesmo algum dia. Talvez a complexidade estrutural e funcional do nosso cérebro seja tão grande, que jamais poderemos entendê-la: seria necessário ter um cérebro mais desenvolvido para isso. É possível que o nosso intelecto não tenha sido construído para entender os átomos ou mesmo para entender a si próprio, mas sim para promover a existência dos genes humanos. A pessoa que reflete sabe que a vida é, de alguma forma, incompreensível. Poderemos eventualmente entender a complexidade do cérebro de um sapo, mas nunca de nós mesmos…. "
Leia o texto na íntegra no site: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm
terça-feira, 17 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
SA 8 - LIMITAÇÕES DOS MODELOS EXPLICATIVOS
Competências e habilidades
- comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais;
- Reconhecer limitações de modelos de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
Na SA2 propusemos um modelo que admite que a matéria é formada por partículas como mse fossem pequenas esferas maciças. Vamos verificar, através de experimento, se esse modelo servirá para explicar o que observaremos.
Questionamentos:
1) Seria possível explicar a diferença de condutibilidade dos materias testados, supondo que os átomos são pequenas esferas?
Modelos atômicos:
MODELO DE DALTON (Modelo "bola de bilhar - 1808)

MODELO DE J. J. THOMSON - 1898 - Modelo "pudim de passas"
MODELO DE RUTHERFORD - 1911 - modelo Planetário
fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/hiper/paula%20ribeiro/www.paularibeiro.no.sapo.pt/historia_do_atomo.htm Entre e veja mais sobre os modelos.
Modelo Rutherford-Bohr

As representações do átomo podem variar bastante, conforme o modelo representado, desde o desenho clássico do modelo Rutherford-Bohr às representações mais sofisticadas que mostram os elétrons circulando em orbitais elípticos.
Das partículas indivisíveis de Leucipo e Demócrito à mecânica quântica e ao princípio da incerteza de Heisenberg, nosso conhecimento sobre os átomos percorreu um longo caminho. Pode ser que conceitos como dualidade partícula-onda atribuída ao elétron pareçam um tanto incompreensíveis à maioria, mas tudo começou com homens curiosos, que, com seus recursos simples, observavam a natureza e tentavam entendê-la.
fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm
Atualmente, acredita-se que os átomos apresentam duas regiões distintas: um núcleo muito pequeno, maciço e dotado de carga elétrica positiva. Ao redor desse núcleo, partículas de carga elétrica negativa, chamadas elétrons, movimentam-se continuamente, formando a região do átomo conhecida como eletrosfera (ver modelo de Rutherford-Bhor)
Esse modelo permite explicar como os átomos dos diferentes elementos químicos se combinam formando as substâncias. Essas combinações são resultantes de forças de atração elétrica.
Atividade:
Com esse novo modelo, tente explicar por que há substâncias que conduzem bem a corrente elétrica e outras não.
A corrente elétrica é movimento de cargas elétricas. Assim, quando um material é submetido a uma tensão elétrica (no caso fornecida pela pilha), passam a existir forças de atração: elétrons do átomos são atraídos pelo pólo positivo da pilha e núcleos pelo pólo negativo. Se o material é mau condutor é porque os elétrons que constituem seus átomos estão fortemenete atraídos pelos núcleos e não se movimentam em direção ao pólo positivo da pilha. Quando o material é condutor, como os metais, há elétrons pouco atraídos pelos núcleos e, portanto, podem se movimentar no sentido do pólo positivo da pilha.
No ensino médio, vocês terão oportunidade de estudar outros aspectos das transformações químicas, aprofundar o estudo dos temas que já estudaram e aprimorar os modelos explicativos.
Atividades extras:
Assista vídeos-aula sobre átomos em
http://www.youtube.com/watch?v=GGO1N0qR-cA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jmmxJDDTD7s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=l6jYKOp_jkw&feature=related
Leitura de textos indicados do LD
- Eletricidade e magnetismo; As cargas elétricas; Condutores e isolantes elétricos; Corrente elétrica; Circuito elétrico
- comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais;
- Reconhecer limitações de modelos de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
Na SA2 propusemos um modelo que admite que a matéria é formada por partículas como mse fossem pequenas esferas maciças. Vamos verificar, através de experimento, se esse modelo servirá para explicar o que observaremos.
Questionamentos:
1) Seria possível explicar a diferença de condutibilidade dos materias testados, supondo que os átomos são pequenas esferas?
Modelos atômicos:
MODELO DE DALTON (Modelo "bola de bilhar - 1808)

MODELO DE J. J. THOMSON - 1898 - Modelo "pudim de passas"

MODELO DE RUTHERFORD - 1911 - modelo Planetário

Modelo Rutherford-Bohr

As representações do átomo podem variar bastante, conforme o modelo representado, desde o desenho clássico do modelo Rutherford-Bohr às representações mais sofisticadas que mostram os elétrons circulando em orbitais elípticos.
Das partículas indivisíveis de Leucipo e Demócrito à mecânica quântica e ao princípio da incerteza de Heisenberg, nosso conhecimento sobre os átomos percorreu um longo caminho. Pode ser que conceitos como dualidade partícula-onda atribuída ao elétron pareçam um tanto incompreensíveis à maioria, mas tudo começou com homens curiosos, que, com seus recursos simples, observavam a natureza e tentavam entendê-la.
fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm
Atualmente, acredita-se que os átomos apresentam duas regiões distintas: um núcleo muito pequeno, maciço e dotado de carga elétrica positiva. Ao redor desse núcleo, partículas de carga elétrica negativa, chamadas elétrons, movimentam-se continuamente, formando a região do átomo conhecida como eletrosfera (ver modelo de Rutherford-Bhor)
Esse modelo permite explicar como os átomos dos diferentes elementos químicos se combinam formando as substâncias. Essas combinações são resultantes de forças de atração elétrica.
Atividade:
Com esse novo modelo, tente explicar por que há substâncias que conduzem bem a corrente elétrica e outras não.
A corrente elétrica é movimento de cargas elétricas. Assim, quando um material é submetido a uma tensão elétrica (no caso fornecida pela pilha), passam a existir forças de atração: elétrons do átomos são atraídos pelo pólo positivo da pilha e núcleos pelo pólo negativo. Se o material é mau condutor é porque os elétrons que constituem seus átomos estão fortemenete atraídos pelos núcleos e não se movimentam em direção ao pólo positivo da pilha. Quando o material é condutor, como os metais, há elétrons pouco atraídos pelos núcleos e, portanto, podem se movimentar no sentido do pólo positivo da pilha.
No ensino médio, vocês terão oportunidade de estudar outros aspectos das transformações químicas, aprofundar o estudo dos temas que já estudaram e aprimorar os modelos explicativos.
Atividades extras:
Assista vídeos-aula sobre átomos em
http://www.youtube.com/watch?v=GGO1N0qR-cA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jmmxJDDTD7s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=l6jYKOp_jkw&feature=related
Leitura de textos indicados do LD
- Eletricidade e magnetismo; As cargas elétricas; Condutores e isolantes elétricos; Corrente elétrica; Circuito elétrico
segunda-feira, 2 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
SA 7 - SUBSTÂNCIA SIMPLES E COMPOSTAS - LINGUAGEM QUÍMICA
Competências e habilidades:- diferenciar substâncias simples e compostas por meio de transformações químicas;
- propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas;
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais;
- representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Para pensar...
- O que acontece com as substâncias quando ocorre uma reação química?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
- Qual das substâncias ao ser aquecida, originou pelo menos duas substâncias diferentes?
- Como poderíamos definir, através dessa observação, qual seria a substância simples e a substância composta? Explique.
Diferenciação entre substâncias simples e compostas
Proposição de modelo explicativo
Idéia de elemento químico
A linguagem química: símbolos, fórmula e equações
Veja a tabela completa com os elementos em ordem alfabética em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_por_s%C3%ADmbolo
Desses elementos químicos, somente 90 são naturais; os demais são sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares ou aceleradores de partículas.
fórmulas:
- Fórmula da sacarose: C12H22O11
- Fórmula da grafita: C
- Fórmula da água: H2O
equações:
C12H22O11(s) + energia térmica → 12 C(s) + 11 H2O(l)
NaCl(aq) = solução aquosa
O2 (g) = oxigênio no estado gasoso
Atividade:
Escreva as equações químicas que representem as seguintes transformações:
a) Cal viva (CaO), que é sólida, reage com dióxido de carbono (CO2), que é um gás, produzindo carbonato de cálcio (CaCO3), que é sólido.
b) Sulfato de cobre (CuSO4), em solução aquosa, reage com ferro metálico (Fe), produzindo cobre (Cu) metálico e sulfato de ferro (FeSO4), em solução aquosa.
Atividades extras:
Leitura das páginas indicadas do LD:
- Os átomos;
- ligações químicas: O que mantém os átomos unidos;
- Classificação periódica dos elementos;
- Um novo arranjo de átomos; A equação química; Lei da conservação das massas ( ou Lei de Lavoisier)
- propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas;
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais;
- representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Para pensar...
- O que acontece com as substâncias quando ocorre uma reação química?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
- Qual das substâncias ao ser aquecida, originou pelo menos duas substâncias diferentes?
- Como poderíamos definir, através dessa observação, qual seria a substância simples e a substância composta? Explique.
Diferenciação entre substâncias simples e compostas
Proposição de modelo explicativo
Idéia de elemento químico
A linguagem química: símbolos, fórmula e equações
Veja a tabela completa com os elementos em ordem alfabética em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_por_s%C3%ADmbolo
Desses elementos químicos, somente 90 são naturais; os demais são sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares ou aceleradores de partículas.
fórmulas:
- Fórmula da sacarose: C12H22O11
- Fórmula da grafita: C
- Fórmula da água: H2O
equações:
C12H22O11(s) + energia térmica → 12 C(s) + 11 H2O(l)
NaCl(aq) = solução aquosa
O2 (g) = oxigênio no estado gasoso
Atividade:
Escreva as equações químicas que representem as seguintes transformações:
a) Cal viva (CaO), que é sólida, reage com dióxido de carbono (CO2), que é um gás, produzindo carbonato de cálcio (CaCO3), que é sólido.
b) Sulfato de cobre (CuSO4), em solução aquosa, reage com ferro metálico (Fe), produzindo cobre (Cu) metálico e sulfato de ferro (FeSO4), em solução aquosa.
Atividades extras:
Leitura das páginas indicadas do LD:
- Os átomos;
- ligações químicas: O que mantém os átomos unidos;
- Classificação periódica dos elementos;
- Um novo arranjo de átomos; A equação química; Lei da conservação das massas ( ou Lei de Lavoisier)
quarta-feira, 27 de abril de 2011
SA 6 - QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS EM TRANSFORMAÇÕES QUÍMCAS
Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas de transformações químicas;
- Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;
- Relacionar observações feitas no experimento com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e das que ocorrem no cotidiano.
Para refletir...
- Quando se prepara um bolo, uma torta ou outra receita culinária, pode ser usada qualquer quantidade de ingredientes?
- Um pedreiro que prepara uma argamassa pode utilizar qualquer quantidade de cimente e de areia?
- Uma indústria indústria que produz sabão utiliza como matérias-primas soda cáustica e gordura de coco, que se transformam originando sabão e glicerol. O que aconteceria de a indústria utilizasse muita soda cáustica e pouca gordura?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
1) Após quantas colheres de hidrogenocarbonato de sódio deixou de haver efervescência e por que isso aconteceu?
2) Por que ao acrescentar a sgunda colher de hidrogenocarbonato continuou a ocorrer a efervescência?
3) Por que no final não houve mais efervescência?
4) Como ficaria um pão com muita farinha e pouco fermento?
5) Como seria um sabão com excesso de soda cáustica?
- Identificar evidências diretas e indiretas de transformações químicas;
- Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;
- Relacionar observações feitas no experimento com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e das que ocorrem no cotidiano.
Para refletir...
- Quando se prepara um bolo, uma torta ou outra receita culinária, pode ser usada qualquer quantidade de ingredientes?
- Um pedreiro que prepara uma argamassa pode utilizar qualquer quantidade de cimente e de areia?
- Uma indústria indústria que produz sabão utiliza como matérias-primas soda cáustica e gordura de coco, que se transformam originando sabão e glicerol. O que aconteceria de a indústria utilizasse muita soda cáustica e pouca gordura?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
1) Após quantas colheres de hidrogenocarbonato de sódio deixou de haver efervescência e por que isso aconteceu?
2) Por que ao acrescentar a sgunda colher de hidrogenocarbonato continuou a ocorrer a efervescência?
3) Por que no final não houve mais efervescência?
4) Como ficaria um pão com muita farinha e pouco fermento?
5) Como seria um sabão com excesso de soda cáustica?
SA 5 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: RESULTADOS DE INTERAÇÕES
Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.
Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.
Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.
Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.
Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.
Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.
Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.
Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.
Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores
terça-feira, 26 de abril de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO e MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Para um bom aproveitamento das aulas experimentais e segurança durante sua realização, é importante seguirmos algumas normas básicas de segurança.
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO em http://www2.fc.unesp.br/lvq/seguranca.html
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site http://www.virtualquimica.hpg.com.br/materiais_de_laboratorios.htm
BOM TRABALHO!
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO em http://www2.fc.unesp.br/lvq/seguranca.html
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site http://www.virtualquimica.hpg.com.br/materiais_de_laboratorios.htm
BOM TRABALHO!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Complementos SA 3 e SA 4
Olá Pessoal!
SA 4
- Como iremos trabalhar com a densidade de parafusos, achei interessante saber um pouco mais sobre eles. Confiram no site:
http://casa.hsw.uol.com.br/materiais-basicos-para-consertos-da-casa1.htm composição e utilidade de pregos e parafusos.
Observem que a densidade deles varia de acordo com o material de que são feitos.
SA-3
- Entreguem até o final desta semana as atividades propostas! Receberei até a última aula desta semana para sua turma. (Dados coletados no experimento, discussão dos resultados e exercícios do livro);
- Lembrem-se de ler sobre substâncias puras e misturas e tipos de mistura (misturas homogêneas e heterogêneas) nas páginas 24 e 25 ou no site indicado.
SA 4
- Como iremos trabalhar com a densidade de parafusos, achei interessante saber um pouco mais sobre eles. Confiram no site:
http://casa.hsw.uol.com.br/materiais-basicos-para-consertos-da-casa1.htm composição e utilidade de pregos e parafusos.
Observem que a densidade deles varia de acordo com o material de que são feitos.
SA-3
- Entreguem até o final desta semana as atividades propostas! Receberei até a última aula desta semana para sua turma. (Dados coletados no experimento, discussão dos resultados e exercícios do livro);
- Lembrem-se de ler sobre substâncias puras e misturas e tipos de mistura (misturas homogêneas e heterogêneas) nas páginas 24 e 25 ou no site indicado.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
SA 4 -COMPARANDO A DENSIDADE DE SÓLIDOS
Olá pessoal!
Segue material de apoio ao estudo da SA 4.
Roteiro de Situação de Aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos
Material:
- 1 seringa de 5 mL, sem agulha e sem êmbolo;
- 2 parafusos diferentes de massa conhecida;
- água;
- 1 conta gotas;
- massa de modelar.
Procedimento:
a) Vede a ponta da seringa utilizando massa de modelar;
b) Utilizando o conta-gotas, acrescente água até a marca de 4 mL, mantendo a seringa na posição vertical. Anote esse Valor (Volume inicial);
c) Coloque, com cuidado para que a água não espirre, um dos parafusos dentro da seringa;
d) Mantendo a seringa na posição vertical, leia o volume atingido pela água após a adição do parafuso (volume final). Anote esse valor.
e) A diferença entre o volume final e o volume inicial corresponde ao volume do parafuso. Sendo assim, calcule o volume do parafuso;
f) Com o valor da massa fornecido pelo professor e o valor do volume obtido no procedimento anterior, calcule a densidade do parafuso em g/cm3
g) Retire a [agua e o parafuso de dentro da seringa, verifique se ela continua com a ponta bem vedada e repita os procedimentos de b a f com o outro parafuso.
(fonte-Caderno do professor - Ciencias - 8s 1o. bimestre 2008)
Para saber um pouco sobre Arquimedes de Siracusa, como ele resolveu o dilema do rei Hieron, o significado da palavra "Eureka!" e comentar as questões propostas, acesse: http://www.obm.org.br/eureka/origem.htm
Para continuarmos com o estudo da SA5, não esqueça de fazer a "Lição de Casa"!
Até!!!!
Segue material de apoio ao estudo da SA 4.
Roteiro de Situação de Aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos
Material:
- 1 seringa de 5 mL, sem agulha e sem êmbolo;
- 2 parafusos diferentes de massa conhecida;
- água;
- 1 conta gotas;
- massa de modelar.
Procedimento:
a) Vede a ponta da seringa utilizando massa de modelar;
b) Utilizando o conta-gotas, acrescente água até a marca de 4 mL, mantendo a seringa na posição vertical. Anote esse Valor (Volume inicial);
c) Coloque, com cuidado para que a água não espirre, um dos parafusos dentro da seringa;
d) Mantendo a seringa na posição vertical, leia o volume atingido pela água após a adição do parafuso (volume final). Anote esse valor.
e) A diferença entre o volume final e o volume inicial corresponde ao volume do parafuso. Sendo assim, calcule o volume do parafuso;
f) Com o valor da massa fornecido pelo professor e o valor do volume obtido no procedimento anterior, calcule a densidade do parafuso em g/cm3
g) Retire a [agua e o parafuso de dentro da seringa, verifique se ela continua com a ponta bem vedada e repita os procedimentos de b a f com o outro parafuso.
(fonte-Caderno do professor - Ciencias - 8s 1o. bimestre 2008)
Para saber um pouco sobre Arquimedes de Siracusa, como ele resolveu o dilema do rei Hieron, o significado da palavra "Eureka!" e comentar as questões propostas, acesse: http://www.obm.org.br/eureka/origem.htm
Para continuarmos com o estudo da SA5, não esqueça de fazer a "Lição de Casa"!
Até!!!!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
SA 3 - SUBSTÂNCIA PURA OU MISTURA DE SUBSTÂNCIAS?
Olá pessoal!
Atividades e dicas:
1) Leiam os textos didáticos do livro de Ciências nas páginas 14 e 15 e 24 à 29. Resolvam em grupo os os exercícios 1,2,3, 7 e 9 da página 22 e exercícios 1, 2 e 7 da página 30. Entreguem na próxima aula (semana de 22 a 27/04, dependendo da série).2) Cada aluno deve ter os exercícios resolvidos em seu próprio caderno.
3) Leiam o texto que fala sobre a obtenção de sal (pág 19) e relacionem com os conteúdos dos pratos do experimento.
4) Na página 29 vc encontra um texto sobre destilação simples da água comum para obtenção de água destilada (lembra do experimento?!), e destilação fracionada do petróleo (mistura de várias substâncias). Saiba como se obtém alguns dos derivados do petróleo, como o GLP(Gás Liquefeito de Petróleo ou gás de cozinha), a gasolina, o óleo diesel, etc.
5) Saiba mais sobre destilação fracionada do petróleo e seus derivados! http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
6) Para quem quer saber mais sobre o que estamos estudando! (É muito importante, principalmente para quem vai prestar vestibulinhos!) Acesse: http://educar.sc.usp.br/
a) entrar em "Ciências" depois em "A matéria e suas propriedades". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final. Tem exercícios sobre densidade (que é uma propriedade específica, lembra!?);
b) Entre em "Ciências" depois em "Substâncias Puras e Misturas". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final.
Obs: As respostas corretas estão no link no pé da página. Tente resolver sozinho, pensando primeiro e tirando as dúvidas no próprio texto antes de conferir suas respostas. Se a dúvida persistir, entre em comentários e coloque-a lá! Responderei no próprio blog (ou na sala de aula se der tempo).
Bom trabalho!
Atividades e dicas:
1) Leiam os textos didáticos do livro de Ciências nas páginas 14 e 15 e 24 à 29. Resolvam em grupo os os exercícios 1,2,3, 7 e 9 da página 22 e exercícios 1, 2 e 7 da página 30. Entreguem na próxima aula (semana de 22 a 27/04, dependendo da série).2) Cada aluno deve ter os exercícios resolvidos em seu próprio caderno.
3) Leiam o texto que fala sobre a obtenção de sal (pág 19) e relacionem com os conteúdos dos pratos do experimento.
4) Na página 29 vc encontra um texto sobre destilação simples da água comum para obtenção de água destilada (lembra do experimento?!), e destilação fracionada do petróleo (mistura de várias substâncias). Saiba como se obtém alguns dos derivados do petróleo, como o GLP(Gás Liquefeito de Petróleo ou gás de cozinha), a gasolina, o óleo diesel, etc.
5) Saiba mais sobre destilação fracionada do petróleo e seus derivados! http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
6) Para quem quer saber mais sobre o que estamos estudando! (É muito importante, principalmente para quem vai prestar vestibulinhos!) Acesse: http://educar.sc.usp.br/
a) entrar em "Ciências" depois em "A matéria e suas propriedades". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final. Tem exercícios sobre densidade (que é uma propriedade específica, lembra!?);
b) Entre em "Ciências" depois em "Substâncias Puras e Misturas". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final.
Obs: As respostas corretas estão no link no pé da página. Tente resolver sozinho, pensando primeiro e tirando as dúvidas no próprio texto antes de conferir suas respostas. Se a dúvida persistir, entre em comentários e coloque-a lá! Responderei no próprio blog (ou na sala de aula se der tempo).
Bom trabalho!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
I-DOSER - AINDA COM POUCOS ESTUDOS SOBRE SEUS EFEITOS SOBRE O CÉREBRO, ADVOGADO AJUDA NA REFLEXÃO SOBRE SEU USO E LEGALIDADE.
Advogado comenta a chegada do I-Doser, ringtones com ondas sonoras que teriam efeitos semelhante aos de uma droga. São clipes vendidos com DRM, para serem usados uma vez só.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Exercícios cerebrais
Atenção! O artigo está em português de Portugal!
Muita gente já sabe, mas sempre é bom lembrar a importância de manter o cérebro em constante atividade. Quanto mais utilizado, melhor seu desempenho. Tal resultado se dá independentemente da idade da pessoa. As maneiras de obter tais melhorias são muitas, dentre as quais a praticar exercícios físicos, fazer leitura diária (pelo menos 20 páginas) e palavras cruzadas, tirar férias em lugares desconhecidos e sair da rotina. Para saber mais sobre o que é benéfico e prejudicial para seu cérebro, leia a matéria (da revista portuguesa Saúde e Lar) e ative seu cérebro. (de Educação Pública - Gov Rio de Janeiro)- clique no título.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
PARA QUEM GOSTA DE PENSAR SOBRE POSSIBILIDADES!
Nanotecnologia: A Arte de montar matéria: átomo por átomo
"FOTOGRAFIAS" DE ÁTOMOS!
Leia e reflita sobre a importância desta tecnologia para o modo como vemos as coisas!
(microscópio de varredura por efeito tunel ou scanning tunnelling microscope - SIM)
(microscópio de força atómica - AFM, em inglés)
Fotos:IBM, Philippe Playl
"FOTOGRAFIAS" DE ÁTOMOS!
Leia e reflita sobre a importância desta tecnologia para o modo como vemos as coisas!


Fotos:IBM, Philippe Playl
sábado, 4 de abril de 2009
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
NÍVEL SONORO E INTENSIDADE ENERGÉTICA
Atividade para todas as salas...
Analise as tabelas abaixo e respondas as questões 1 a 3. Leia o texto das páginas 122 e 123 do seu livro didático e responda as questões 4 a 10.
Questões de interpretação das tabelas 1 e 2
Qual a relação entre nível sonoro (dB) e intensidade energética?
Organize os sons listados na Tabela 1 nos quatro tipos de sensações da Tabela 2.
Considerando os dados das duas tabelas, quais sons provocam dor ao atingir o ouvido humano?
Leia o texto “O som pode poluir?” da página 122 e 123 do seu livro didático e responda:
Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
Vocês conhecem alguém que usa aparelhos sonoros em níveis próximos a 100 dB, durante 2h por dia? Quais os riscos que essa pessoa corre?
Qual a importância do “Selo ruído” instituído pelo Conama?
Qual a finalidade da Lei federal 1065 em estabelecer normas para controlar a poluição sonora, com índices definidos pela ABNT, em certos locais e horários? Qual a opinião do grupo a respeito desse controle para zonas residenciais urbanas e ruídos em veículos automotores (motos, carros)?
Quais os resultados obtidos em experimentos realizados entre jovens expostos a sons contínuos?
Qual a fonte sonora da tabela você relacionaria com o ruído atual de sua sala de aula? Qual seria a situação ideal e quais os benefícios dessa nova situação?
Proponha ações para melhorar a qualidade sonora da sala de aula.
Questões de interpretação das tabelas 1 e 2
Qual a relação entre nível sonoro (dB) e intensidade energética?
Organize os sons listados na Tabela 1 nos quatro tipos de sensações da Tabela 2.
Considerando os dados das duas tabelas, quais sons provocam dor ao atingir o ouvido humano?
Leia o texto “O som pode poluir?” da página 122 e 123 do seu livro didático e responda:
Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
Vocês conhecem alguém que usa aparelhos sonoros em níveis próximos a 100 dB, durante 2h por dia? Quais os riscos que essa pessoa corre?
Qual a importância do “Selo ruído” instituído pelo Conama?
Qual a finalidade da Lei federal 1065 em estabelecer normas para controlar a poluição sonora, com índices definidos pela ABNT, em certos locais e horários? Qual a opinião do grupo a respeito desse controle para zonas residenciais urbanas e ruídos em veículos automotores (motos, carros)?
Quais os resultados obtidos em experimentos realizados entre jovens expostos a sons contínuos?
Qual a fonte sonora da tabela você relacionaria com o ruído atual de sua sala de aula? Qual seria a situação ideal e quais os benefícios dessa nova situação?
Proponha ações para melhorar a qualidade sonora da sala de aula.
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calendário
O QUE VEREMOS DURANTE O ANO...
Para não ficar perdido e com dúvidas sobre o que será visto este ano em Ciências, acesse a REDE DO SABER clicando aqui , vá até a disciplina CIÊNCIAS e veja nas páginas 60 a 63 a programação para este ano! Nas páginas 41 a 47, você poderá ler quais as habilidades que serão trabalhadas e avaliadas durante nosso curso. Esta leitura é muito importante!
ATENÇÃO!!!
Ao fazer experimentos em casa, sempre o faça sob a supervisão de um adulto!Este site português contém vídeos, experimentos e explicações sobre diversos assuntos! Confira! http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/pressao.html
AULAS NO LABORATÓRIO: NORMAS DE SEGURANÇA, MATERIAIS...
Para um bom aproveitamento das aulas experimentais e segurança durante sua realização, é importante seguirmos algumas normas básicas de segurança.
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA no laboratório clicando AQUI.
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site "virtual química" clicando AQUI
BOM TRABALHO!
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA no laboratório clicando AQUI.
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site "virtual química" clicando AQUI
BOM TRABALHO!
Experimentos em Astronomia
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PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA & ASTRONÁUTICA, CLIQUE...
Links relacionados ao estudo de Ciências e outros
- "Propriedades da Matéria - densidade e outras" e "Substâncias Puras e Misturas" - Projeto Educar USP
- Ciência em casa - Ciência Viva - Site de Portugal
- Ciência Viva - Portugal
- Clube de Ciência - Minas Gerais
- Destilação Fracionada do Petróleo - Ciência Uol
- Ensino de física - Univ. Federal Fluminense - experimentos
- ESTUDOS DE FÍSICA IF-USP
- Feira de Ciências - Luiz Ferraz Netto
- Ludoteca - Instituto de Física - USP
- modelos atômicos
- NAVEGUE PROTEGIDO! Dicas de navegação segura na Internet...
- Portal do professor - MEC
- Seara da Ciência - Univ. Federal do Ceará - Sugestões de experimentos
- Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
- São Paulo Faz Escola
- Tabela periódica - elementos e utilidades - Colégio Christus
PARA REFLETIR...
Alemanha - Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
-Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante:
-Existe!
O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeçapermanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?E ele respondeu:
-ALBERT EINSTEIN, senhor!
Albert Einstein
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Albert Einsten
"Se Deus fez tudo que existe, inclusive as leis que regem todo o Universo, o Conhecimento pode nos levar a admirá-Lo cada vez mais e chegar mais perto de toda Sua glória!" eu mesma...
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
-Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante:
-Existe!
O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeçapermanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?E ele respondeu:
-ALBERT EINSTEIN, senhor!
Albert Einstein
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Albert Einsten
"Se Deus fez tudo que existe, inclusive as leis que regem todo o Universo, o Conhecimento pode nos levar a admirá-Lo cada vez mais e chegar mais perto de toda Sua glória!" eu mesma...