quinta-feira, 25 de julho de 2013
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
segunda-feira, 14 de maio de 2012
VISITE O CORPO HUMANO EM 3D! É FASCINANTE!
O site é em inglês, portanto, estude bem essa língua!
Bons estudos!
Bons estudos!
CURIOSIDADE SOBRE A PINEAL

Glândula pineal
(Newton da Cruz Rocha)
A glândula pineal ou epífise (não confundir com hipófise ) está situada na parede posterior do teto do diencéfalo e tem origem ependimária (ligação com o teto do 3° ventrículo ou ventrículo médio). Tem forma ovóide e lembra um caroço de azeitona. O interesse pela glândula é bastante antigo sendo que seus primeiros estudos datam 300 anos antes de Cristo e o filósofo francês René Descartes (1596-1650) já se interessava pela mesma e atribuía a ela a função de ser a sede da alma . De lá para cá foram feitas várias pesquisas, sendo algumas sem nenhum fundamento e só as mais recentes tem dado alguma contribuição científica.
ACESSE EM: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/pineal.htm
PINEAL - A UNIÃO DO CORPO E DA ALMA
FreqUentemente, a glândula pineal surge como o centro de nosso relacionamento com outras dimensões, e tem sido assim nas mais variadas correntes religiosas e místicas, há milhares de anos. O especialista no assunto, dr. Sérgio Felipe de Oliveira, conversou conosco sobre o assunto, mostrando os avanços da ciência no sentido de desvendar esse mistério.
- Paula Calloni de Souza
ACESSE EM: http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=1900&mode=thread&order=0&thold=0
SISTEMA ENDÓCRINO E O CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO

O controle das funções do corpo
Os sistemas nervoso e endócrino são responsáveis pela coordenação e integração do nosso organismo.
O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema nervoso estabelece essa comunicação por meio de uma rede de nervos. Quando o impulso nervoso é enviado pelos nervos, chega ao destino e desencadeia uma ação com duração de milésimos de segundo. É uma comunicação rápida e direcionada a uma parte específica do corpo, músculo ou glândula como as salivares, por exemplo.
O sistema endócrino, por sua vez não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza a corrente sanguínea como meio de transporte para substâncias específicas: os hormônios.
Os hormônios são mensageiros químicos produzidos e secretados por células em quantidades mínimas e se espalham por todo o corpo, chegando a todas as células por meio do sangue. Desencadeiam, porém, as reações desejadas apenas nas células sensíveis a eles.
A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos para serem desencadeados.
Apesar de mais demorada, essa comunicação pode atingir grande quantidade e variedade de células, não apenas as células de músculos ou de glândulas.
O sistema endócrino é constituído de glândulas endócrinas que secretam os hormônios. Existem nove glândulas endócrinas no corpo humano, porém hormônios também são secretados por alguns tecidos que não são partes de glândulas.
O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema nervoso estabelece essa comunicação por meio de uma rede de nervos. Quando o impulso nervoso é enviado pelos nervos, chega ao destino e desencadeia uma ação com duração de milésimos de segundo. É uma comunicação rápida e direcionada a uma parte específica do corpo, músculo ou glândula como as salivares, por exemplo.
O sistema endócrino, por sua vez não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza a corrente sanguínea como meio de transporte para substâncias específicas: os hormônios.
Os hormônios são mensageiros químicos produzidos e secretados por células em quantidades mínimas e se espalham por todo o corpo, chegando a todas as células por meio do sangue. Desencadeiam, porém, as reações desejadas apenas nas células sensíveis a eles.
A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos para serem desencadeados.
Apesar de mais demorada, essa comunicação pode atingir grande quantidade e variedade de células, não apenas as células de músculos ou de glândulas.
O sistema endócrino é constituído de glândulas endócrinas que secretam os hormônios. Existem nove glândulas endócrinas no corpo humano, porém hormônios também são secretados por alguns tecidos que não são partes de glândulas.
ATIVIDADES:
1- Esquematize a ação dos hormônios.
2- Compare a ação do sistema nervoso com a do sistema endócrino.
3- Nem todas as glândulas são endócrinas. Pesquise sobre glândulas endócrinas e exócrinas e produza um pequeno texto diferenciando-as.
4- Faça um desenho do corpo humano com a localização das glândulas presentes no quadro abaixo. Não esqueça de nomear as glândulas desenhadas.
5- Preencha o quadro resumo proposto em sala de aula, de acordo com a exposição dos trabalhos dos colegas:
2- Compare a ação do sistema nervoso com a do sistema endócrino.
3- Nem todas as glândulas são endócrinas. Pesquise sobre glândulas endócrinas e exócrinas e produza um pequeno texto diferenciando-as.
4- Faça um desenho do corpo humano com a localização das glândulas presentes no quadro abaixo. Não esqueça de nomear as glândulas desenhadas.
5- Preencha o quadro resumo proposto em sala de aula, de acordo com a exposição dos trabalhos dos colegas:
O HIPOTÁLAMO E HIPÓFISE

Localizado nas profundezas do cérebro, o hipotálamo tem várias funções, dentre as quais:
- Regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas,
- Secretar neuro hormônios, atuando no controle do sistema endócrino, regulando a secreção hormonal da hipófise, que influencia funções tão diversas como o metabolismo, a reprodução, as respostas aos estímulos agressivos e a produção de urina.
- Controlar a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos,
- Tem papel importante na homeostase corporal,
- É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual, como sensações de prazer sexual, sentir-se relaxado e “bem” após uma refeição, a raiva e o medo.
O hipotálamo estimula a glândula hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos. Os hormônios gonadais são detectados pela pituitária e pelo hipotálamo, inibindo a liberação de mais hormônio pituitário, por feed-back.
Como a hipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervoso e que o hipotálamo é o mediador entre esses dois sistemas.
O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adeno-hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz também os hormônios ocitocina e ADH (antidiurético), armazenados e secretados pela neuro-hipófise.

fontes:
http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp
http://www.jorgebastosgarcia.com.br/endocrino.html
http://www.hcor.com.br/index.asp?Fuseaction=Conteudo&Menu=12,29,140,0&ParentID=140
acesse e veja mais sobre outras glândulas e hormônios.
QUÍMICA E OS SENTIDOS
QUÍMICA E OS SENTIDOS - TEXTOS E EXPERIMENTOS - palavras chaves: pimenta, vinagre, receptores, sabão, SNC, canela, neuroquímica, frutos
CURSO DE EXTENSÃO DA CEDERJ
CURSO DE EXTENSÃO DA CEDERJ
SISTEMA NERVOSO - VÍDEO
Parte 1 de 9 - Assista as outras partes no youtube!
Faça um resumo no seu caderno, com ilustrações e mostre para a professora! Ou se preferir, monte um blog de anotações de Ciências e envie o endereço pelos "comentários".
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sábado, 31 de março de 2012
sexta-feira, 30 de março de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
NOVA PESQUISA INDICA QUE A MEDITAÇÃO FORTALECE O CÉREBRO
Pesquisadores americanos descobriram mais evidências de que meditar fortalece o cérebro. Estudos anteriores feitos pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, já haviam sugerido que meditar durante anos torna o cérebro mais espesso e fortalece conexões entre células cerebrais.
Para ler mais, clique AQUI!
Para ler mais, clique AQUI!
segunda-feira, 12 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
MAIS SOBRE DROGAS...
Pessoal... o site da UNIFESP está com problemas de acesso... Tem material interessante em
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm# e http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ dê uma passada por lá!
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm# e http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ dê uma passada por lá!
SITE OFICIAL DO DR DRAUZIO VARELLA
Este Doutor você já conhece...
No site você encontra vários assuntos sobre saúde.
No canto esquerdo, clique em "dependência química". Aparecerão várias entrevistas sobre diversas drogas. Clique e leia sobre o assunto.
No link http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/cocaina.asp, você terá por exemplo, a página abaixo...
Navegue nos títulos à direita do link para obter as informações desejadas...
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Navegue nos títulos à direita do link para obter as informações desejadas...
segunda-feira, 5 de março de 2012
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
CURSOS GRÁTIS
CURSOS GRATUITOS DE INFORMÁTICAS, MATEMÁTICA, AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL... clique AQUI.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
ARCO REFLEXO
ASSISTA À VIDEO AULA...
Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp
Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp
SISTEMA NERVOSO
O Que Nos Faz Unicamente Humanos?
"De fato, o homem possui diversos atributos que os distingüem das outras espécies. (...) se expressam como indivíduos. As características para isto incluem emoção, motivação, a expressão artística e espiritual.
(...) Nossa unicalidade repousa no nosso cérebro. O enorme cérebro desenvolvido principalmente no córtex cerebral nos dotou de propriedades que não existem, ou existem de forma primitiva em outros antropóides. (...). Desenvolveu-se o conhecimento, que é uma propriedade única do ser humano, e que se relaciona com o pensamento e a consciência(...)
Entre nossas características culturais únicas, a arte é talvez a mais nobre invenção humana. Imaginem, por exemplo, a necessidade de recrutamento de bilhões de neurônios, milhares de músculos, imensa capacidade sensorial, visual e auditiva, a espantosa capacidade de memória envolvida para saber de cór e executar um concerto para tocar uma serenata de Chopin ao piano. (...) Todos os instintos sociais humanos se desenvolveram bem antes da esfera intelectual: instinto maternal, cooperação, curiosidade, criatividade, compaixão, altruísmo, competitividade, etc., são muito antigos, e podem ser vistos nos antropóides, também. Mas, o ser humano novamente se distingüe dos outros primatas através de uma característica mental muito forte: gradativamente desenvolvemos o auto-controle, ou seja, a capacidade de modificarmos qualquer comportamento social, mesmo que instintivo, de maneira a torná-lo mais útil para nossa sobrevivência. Quanto mais disciplinados, e capazes de auto-controle e de planejamento, o quanto mais nossa mente racional for capaz de dominar a emocional e instintiva, mais humanos seremos.
Portanto, a espécie humana também tem o singular dom de dominar o cérebro emocional por meio do cérebro racional. Isto, acoplado à capacidade de planejar, gerou um animal capaz de vencer através da inteligência. (...) Muitos filósofos colocam inclusive a dúvida se um cérebro é capaz de entender a si mesmo algum dia. Talvez a complexidade estrutural e funcional do nosso cérebro seja tão grande, que jamais poderemos entendê-la: seria necessário ter um cérebro mais desenvolvido para isso. É possível que o nosso intelecto não tenha sido construído para entender os átomos ou mesmo para entender a si próprio, mas sim para promover a existência dos genes humanos. A pessoa que reflete sabe que a vida é, de alguma forma, incompreensível. Poderemos eventualmente entender a complexidade do cérebro de um sapo, mas nunca de nós mesmos…. "
Leia o texto na íntegra no site: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm
"De fato, o homem possui diversos atributos que os distingüem das outras espécies. (...) se expressam como indivíduos. As características para isto incluem emoção, motivação, a expressão artística e espiritual.
(...) Nossa unicalidade repousa no nosso cérebro. O enorme cérebro desenvolvido principalmente no córtex cerebral nos dotou de propriedades que não existem, ou existem de forma primitiva em outros antropóides. (...). Desenvolveu-se o conhecimento, que é uma propriedade única do ser humano, e que se relaciona com o pensamento e a consciência(...)
Entre nossas características culturais únicas, a arte é talvez a mais nobre invenção humana. Imaginem, por exemplo, a necessidade de recrutamento de bilhões de neurônios, milhares de músculos, imensa capacidade sensorial, visual e auditiva, a espantosa capacidade de memória envolvida para saber de cór e executar um concerto para tocar uma serenata de Chopin ao piano. (...) Todos os instintos sociais humanos se desenvolveram bem antes da esfera intelectual: instinto maternal, cooperação, curiosidade, criatividade, compaixão, altruísmo, competitividade, etc., são muito antigos, e podem ser vistos nos antropóides, também. Mas, o ser humano novamente se distingüe dos outros primatas através de uma característica mental muito forte: gradativamente desenvolvemos o auto-controle, ou seja, a capacidade de modificarmos qualquer comportamento social, mesmo que instintivo, de maneira a torná-lo mais útil para nossa sobrevivência. Quanto mais disciplinados, e capazes de auto-controle e de planejamento, o quanto mais nossa mente racional for capaz de dominar a emocional e instintiva, mais humanos seremos.
Portanto, a espécie humana também tem o singular dom de dominar o cérebro emocional por meio do cérebro racional. Isto, acoplado à capacidade de planejar, gerou um animal capaz de vencer através da inteligência. (...) Muitos filósofos colocam inclusive a dúvida se um cérebro é capaz de entender a si mesmo algum dia. Talvez a complexidade estrutural e funcional do nosso cérebro seja tão grande, que jamais poderemos entendê-la: seria necessário ter um cérebro mais desenvolvido para isso. É possível que o nosso intelecto não tenha sido construído para entender os átomos ou mesmo para entender a si próprio, mas sim para promover a existência dos genes humanos. A pessoa que reflete sabe que a vida é, de alguma forma, incompreensível. Poderemos eventualmente entender a complexidade do cérebro de um sapo, mas nunca de nós mesmos…. "
Leia o texto na íntegra no site: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm
terça-feira, 17 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
SA 8 - LIMITAÇÕES DOS MODELOS EXPLICATIVOS
Competências e habilidades
- comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais;
- Reconhecer limitações de modelos de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
Na SA2 propusemos um modelo que admite que a matéria é formada por partículas como mse fossem pequenas esferas maciças. Vamos verificar, através de experimento, se esse modelo servirá para explicar o que observaremos.
Questionamentos:
1) Seria possível explicar a diferença de condutibilidade dos materias testados, supondo que os átomos são pequenas esferas?
Modelos atômicos:
MODELO DE DALTON (Modelo "bola de bilhar - 1808)

MODELO DE J. J. THOMSON - 1898 - Modelo "pudim de passas"
MODELO DE RUTHERFORD - 1911 - modelo Planetário
fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/hiper/paula%20ribeiro/www.paularibeiro.no.sapo.pt/historia_do_atomo.htm Entre e veja mais sobre os modelos.
Modelo Rutherford-Bohr

As representações do átomo podem variar bastante, conforme o modelo representado, desde o desenho clássico do modelo Rutherford-Bohr às representações mais sofisticadas que mostram os elétrons circulando em orbitais elípticos.
Das partículas indivisíveis de Leucipo e Demócrito à mecânica quântica e ao princípio da incerteza de Heisenberg, nosso conhecimento sobre os átomos percorreu um longo caminho. Pode ser que conceitos como dualidade partícula-onda atribuída ao elétron pareçam um tanto incompreensíveis à maioria, mas tudo começou com homens curiosos, que, com seus recursos simples, observavam a natureza e tentavam entendê-la.
fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm
Atualmente, acredita-se que os átomos apresentam duas regiões distintas: um núcleo muito pequeno, maciço e dotado de carga elétrica positiva. Ao redor desse núcleo, partículas de carga elétrica negativa, chamadas elétrons, movimentam-se continuamente, formando a região do átomo conhecida como eletrosfera (ver modelo de Rutherford-Bhor)
Esse modelo permite explicar como os átomos dos diferentes elementos químicos se combinam formando as substâncias. Essas combinações são resultantes de forças de atração elétrica.
Atividade:
Com esse novo modelo, tente explicar por que há substâncias que conduzem bem a corrente elétrica e outras não.
A corrente elétrica é movimento de cargas elétricas. Assim, quando um material é submetido a uma tensão elétrica (no caso fornecida pela pilha), passam a existir forças de atração: elétrons do átomos são atraídos pelo pólo positivo da pilha e núcleos pelo pólo negativo. Se o material é mau condutor é porque os elétrons que constituem seus átomos estão fortemenete atraídos pelos núcleos e não se movimentam em direção ao pólo positivo da pilha. Quando o material é condutor, como os metais, há elétrons pouco atraídos pelos núcleos e, portanto, podem se movimentar no sentido do pólo positivo da pilha.
No ensino médio, vocês terão oportunidade de estudar outros aspectos das transformações químicas, aprofundar o estudo dos temas que já estudaram e aprimorar os modelos explicativos.
Atividades extras:
Assista vídeos-aula sobre átomos em
http://www.youtube.com/watch?v=GGO1N0qR-cA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jmmxJDDTD7s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=l6jYKOp_jkw&feature=related
Leitura de textos indicados do LD
- Eletricidade e magnetismo; As cargas elétricas; Condutores e isolantes elétricos; Corrente elétrica; Circuito elétrico
- comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais;
- Reconhecer limitações de modelos de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
Na SA2 propusemos um modelo que admite que a matéria é formada por partículas como mse fossem pequenas esferas maciças. Vamos verificar, através de experimento, se esse modelo servirá para explicar o que observaremos.
Questionamentos:
1) Seria possível explicar a diferença de condutibilidade dos materias testados, supondo que os átomos são pequenas esferas?
Modelos atômicos:
MODELO DE DALTON (Modelo "bola de bilhar - 1808)

MODELO DE J. J. THOMSON - 1898 - Modelo "pudim de passas"

MODELO DE RUTHERFORD - 1911 - modelo Planetário

Modelo Rutherford-Bohr

As representações do átomo podem variar bastante, conforme o modelo representado, desde o desenho clássico do modelo Rutherford-Bohr às representações mais sofisticadas que mostram os elétrons circulando em orbitais elípticos.
Das partículas indivisíveis de Leucipo e Demócrito à mecânica quântica e ao princípio da incerteza de Heisenberg, nosso conhecimento sobre os átomos percorreu um longo caminho. Pode ser que conceitos como dualidade partícula-onda atribuída ao elétron pareçam um tanto incompreensíveis à maioria, mas tudo começou com homens curiosos, que, com seus recursos simples, observavam a natureza e tentavam entendê-la.
fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm
Atualmente, acredita-se que os átomos apresentam duas regiões distintas: um núcleo muito pequeno, maciço e dotado de carga elétrica positiva. Ao redor desse núcleo, partículas de carga elétrica negativa, chamadas elétrons, movimentam-se continuamente, formando a região do átomo conhecida como eletrosfera (ver modelo de Rutherford-Bhor)
Esse modelo permite explicar como os átomos dos diferentes elementos químicos se combinam formando as substâncias. Essas combinações são resultantes de forças de atração elétrica.
Atividade:
Com esse novo modelo, tente explicar por que há substâncias que conduzem bem a corrente elétrica e outras não.
A corrente elétrica é movimento de cargas elétricas. Assim, quando um material é submetido a uma tensão elétrica (no caso fornecida pela pilha), passam a existir forças de atração: elétrons do átomos são atraídos pelo pólo positivo da pilha e núcleos pelo pólo negativo. Se o material é mau condutor é porque os elétrons que constituem seus átomos estão fortemenete atraídos pelos núcleos e não se movimentam em direção ao pólo positivo da pilha. Quando o material é condutor, como os metais, há elétrons pouco atraídos pelos núcleos e, portanto, podem se movimentar no sentido do pólo positivo da pilha.
No ensino médio, vocês terão oportunidade de estudar outros aspectos das transformações químicas, aprofundar o estudo dos temas que já estudaram e aprimorar os modelos explicativos.
Atividades extras:
Assista vídeos-aula sobre átomos em
http://www.youtube.com/watch?v=GGO1N0qR-cA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jmmxJDDTD7s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=l6jYKOp_jkw&feature=related
Leitura de textos indicados do LD
- Eletricidade e magnetismo; As cargas elétricas; Condutores e isolantes elétricos; Corrente elétrica; Circuito elétrico
segunda-feira, 2 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
SA 7 - SUBSTÂNCIA SIMPLES E COMPOSTAS - LINGUAGEM QUÍMICA
Competências e habilidades:- diferenciar substâncias simples e compostas por meio de transformações químicas;
- propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas;
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais;
- representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Para pensar...
- O que acontece com as substâncias quando ocorre uma reação química?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
- Qual das substâncias ao ser aquecida, originou pelo menos duas substâncias diferentes?
- Como poderíamos definir, através dessa observação, qual seria a substância simples e a substância composta? Explique.
Diferenciação entre substâncias simples e compostas
Proposição de modelo explicativo
Idéia de elemento químico
A linguagem química: símbolos, fórmula e equações
Veja a tabela completa com os elementos em ordem alfabética em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_por_s%C3%ADmbolo
Desses elementos químicos, somente 90 são naturais; os demais são sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares ou aceleradores de partículas.
fórmulas:
- Fórmula da sacarose: C12H22O11
- Fórmula da grafita: C
- Fórmula da água: H2O
equações:
C12H22O11(s) + energia térmica → 12 C(s) + 11 H2O(l)
NaCl(aq) = solução aquosa
O2 (g) = oxigênio no estado gasoso
Atividade:
Escreva as equações químicas que representem as seguintes transformações:
a) Cal viva (CaO), que é sólida, reage com dióxido de carbono (CO2), que é um gás, produzindo carbonato de cálcio (CaCO3), que é sólido.
b) Sulfato de cobre (CuSO4), em solução aquosa, reage com ferro metálico (Fe), produzindo cobre (Cu) metálico e sulfato de ferro (FeSO4), em solução aquosa.
Atividades extras:
Leitura das páginas indicadas do LD:
- Os átomos;
- ligações químicas: O que mantém os átomos unidos;
- Classificação periódica dos elementos;
- Um novo arranjo de átomos; A equação química; Lei da conservação das massas ( ou Lei de Lavoisier)
- propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas;
- Conceituar elemento químico a partir de observações experimentais;
- representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.
Para pensar...
- O que acontece com as substâncias quando ocorre uma reação química?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
- Qual das substâncias ao ser aquecida, originou pelo menos duas substâncias diferentes?
- Como poderíamos definir, através dessa observação, qual seria a substância simples e a substância composta? Explique.
Diferenciação entre substâncias simples e compostas
Proposição de modelo explicativo
Idéia de elemento químico
A linguagem química: símbolos, fórmula e equações
Veja a tabela completa com os elementos em ordem alfabética em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elementos_por_s%C3%ADmbolo
Desses elementos químicos, somente 90 são naturais; os demais são sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares ou aceleradores de partículas.
fórmulas:
- Fórmula da sacarose: C12H22O11
- Fórmula da grafita: C
- Fórmula da água: H2O
equações:
C12H22O11(s) + energia térmica → 12 C(s) + 11 H2O(l)
NaCl(aq) = solução aquosa
O2 (g) = oxigênio no estado gasoso
Atividade:
Escreva as equações químicas que representem as seguintes transformações:
a) Cal viva (CaO), que é sólida, reage com dióxido de carbono (CO2), que é um gás, produzindo carbonato de cálcio (CaCO3), que é sólido.
b) Sulfato de cobre (CuSO4), em solução aquosa, reage com ferro metálico (Fe), produzindo cobre (Cu) metálico e sulfato de ferro (FeSO4), em solução aquosa.
Atividades extras:
Leitura das páginas indicadas do LD:
- Os átomos;
- ligações químicas: O que mantém os átomos unidos;
- Classificação periódica dos elementos;
- Um novo arranjo de átomos; A equação química; Lei da conservação das massas ( ou Lei de Lavoisier)
quarta-feira, 27 de abril de 2011
SA 6 - QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS EM TRANSFORMAÇÕES QUÍMCAS
Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas de transformações químicas;
- Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;
- Relacionar observações feitas no experimento com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e das que ocorrem no cotidiano.
Para refletir...
- Quando se prepara um bolo, uma torta ou outra receita culinária, pode ser usada qualquer quantidade de ingredientes?
- Um pedreiro que prepara uma argamassa pode utilizar qualquer quantidade de cimente e de areia?
- Uma indústria indústria que produz sabão utiliza como matérias-primas soda cáustica e gordura de coco, que se transformam originando sabão e glicerol. O que aconteceria de a indústria utilizasse muita soda cáustica e pouca gordura?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
1) Após quantas colheres de hidrogenocarbonato de sódio deixou de haver efervescência e por que isso aconteceu?
2) Por que ao acrescentar a sgunda colher de hidrogenocarbonato continuou a ocorrer a efervescência?
3) Por que no final não houve mais efervescência?
4) Como ficaria um pão com muita farinha e pouco fermento?
5) Como seria um sabão com excesso de soda cáustica?
- Identificar evidências diretas e indiretas de transformações químicas;
- Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas;
- Relacionar observações feitas no experimento com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e das que ocorrem no cotidiano.
Para refletir...
- Quando se prepara um bolo, uma torta ou outra receita culinária, pode ser usada qualquer quantidade de ingredientes?
- Um pedreiro que prepara uma argamassa pode utilizar qualquer quantidade de cimente e de areia?
- Uma indústria indústria que produz sabão utiliza como matérias-primas soda cáustica e gordura de coco, que se transformam originando sabão e glicerol. O que aconteceria de a indústria utilizasse muita soda cáustica e pouca gordura?
Experimento demonstrativo
Questionamentos:
1) Após quantas colheres de hidrogenocarbonato de sódio deixou de haver efervescência e por que isso aconteceu?
2) Por que ao acrescentar a sgunda colher de hidrogenocarbonato continuou a ocorrer a efervescência?
3) Por que no final não houve mais efervescência?
4) Como ficaria um pão com muita farinha e pouco fermento?
5) Como seria um sabão com excesso de soda cáustica?
SA 5 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: RESULTADOS DE INTERAÇÕES
Competências e habilidades:
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.
Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.
Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.
Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.
Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores
- Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações qujímicas;
- Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano;
- Reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.
Recursos:
- Aula experimental demonstrativa.
- Tabela para registro de observações.
Questionamentos:
1) Será que nos copos 1 e 5 não houve mudanças ou estas podem demorar para ocorrer?
2) Será que realmente não houve transformação química no copo 5 ou apenas não foi percebida com a observação direta?
3) Quando não se observa evidências de uma reação química podemos afirmar que não houve reação química entre os reagentes? Qual o procedimento neste caso?
4) Quando misturamos água e vinagre não observamos evidências de uma reação química. Qual foi o teste realizado para confirmar se houve ou não a reação entre estas substâncias?
5) Quando adicionamos uma colher de sopa de sulfato de cobre à água de cal, observamos a precipitação de material (formação de sólido), evidenciando uma reação química. Quando adicionamos água de cal ao vinagre, não observamos nenhuma evidência de reação química. Neste caso, como comprovamos se houve ou não reação química entre a água de cal e o vinagre?
Conclusões:
- Podemos perceber se houve ou não reação química de forma direta ou indireta através de evidências de reações químicas (precipitação de material sólido, liberação de gás, mudança de cor, produção de luz e calor, etc)
- As evidências podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente a mesmas características das iniciais;
- As evidências podem não aparecer no momento da interação;
- As transformações químicas podem ser lentas ou originarem substâncias que têm visulmente as mesmas características das iniciais.
Para a próxima aula:
- Trazer exemplos de transformações químicas no setor produtivo industrial, identificando as propriedades iniciais e finais dos materias.
Atividades extras:
- Leitura das páginas indicadas no LD :
- Reações químicas, transformação de substâncias, evidências de reações químicas
- Velocidade das reações químicas; fatores que influem na rapidez das reações; Catalizadores
terça-feira, 26 de abril de 2011
segunda-feira, 25 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO e MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Para um bom aproveitamento das aulas experimentais e segurança durante sua realização, é importante seguirmos algumas normas básicas de segurança.
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO em http://www2.fc.unesp.br/lvq/seguranca.html
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site http://www.virtualquimica.hpg.com.br/materiais_de_laboratorios.htm
BOM TRABALHO!
Por enquanto, o item "uso de jaleco ou avental" não será cobrado, por estarmos em fase de adequação ao uso do laboratório.
Acesse imprima o texto com as NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO em http://www2.fc.unesp.br/lvq/seguranca.html
Para conhecer melhor os MATERIAIS DE LABORATÓRIO, pesquise em livros de Química do Ensino Médio ou retire no site http://www.virtualquimica.hpg.com.br/materiais_de_laboratorios.htm
BOM TRABALHO!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Complementos SA 3 e SA 4
Olá Pessoal!
SA 4
- Como iremos trabalhar com a densidade de parafusos, achei interessante saber um pouco mais sobre eles. Confiram no site:
http://casa.hsw.uol.com.br/materiais-basicos-para-consertos-da-casa1.htm composição e utilidade de pregos e parafusos.
Observem que a densidade deles varia de acordo com o material de que são feitos.
SA-3
- Entreguem até o final desta semana as atividades propostas! Receberei até a última aula desta semana para sua turma. (Dados coletados no experimento, discussão dos resultados e exercícios do livro);
- Lembrem-se de ler sobre substâncias puras e misturas e tipos de mistura (misturas homogêneas e heterogêneas) nas páginas 24 e 25 ou no site indicado.
SA 4
- Como iremos trabalhar com a densidade de parafusos, achei interessante saber um pouco mais sobre eles. Confiram no site:
http://casa.hsw.uol.com.br/materiais-basicos-para-consertos-da-casa1.htm composição e utilidade de pregos e parafusos.
Observem que a densidade deles varia de acordo com o material de que são feitos.
SA-3
- Entreguem até o final desta semana as atividades propostas! Receberei até a última aula desta semana para sua turma. (Dados coletados no experimento, discussão dos resultados e exercícios do livro);
- Lembrem-se de ler sobre substâncias puras e misturas e tipos de mistura (misturas homogêneas e heterogêneas) nas páginas 24 e 25 ou no site indicado.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
SA 4 -COMPARANDO A DENSIDADE DE SÓLIDOS
Olá pessoal!
Segue material de apoio ao estudo da SA 4.
Roteiro de Situação de Aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos
Material:
- 1 seringa de 5 mL, sem agulha e sem êmbolo;
- 2 parafusos diferentes de massa conhecida;
- água;
- 1 conta gotas;
- massa de modelar.
Procedimento:
a) Vede a ponta da seringa utilizando massa de modelar;
b) Utilizando o conta-gotas, acrescente água até a marca de 4 mL, mantendo a seringa na posição vertical. Anote esse Valor (Volume inicial);
c) Coloque, com cuidado para que a água não espirre, um dos parafusos dentro da seringa;
d) Mantendo a seringa na posição vertical, leia o volume atingido pela água após a adição do parafuso (volume final). Anote esse valor.
e) A diferença entre o volume final e o volume inicial corresponde ao volume do parafuso. Sendo assim, calcule o volume do parafuso;
f) Com o valor da massa fornecido pelo professor e o valor do volume obtido no procedimento anterior, calcule a densidade do parafuso em g/cm3
g) Retire a [agua e o parafuso de dentro da seringa, verifique se ela continua com a ponta bem vedada e repita os procedimentos de b a f com o outro parafuso.
(fonte-Caderno do professor - Ciencias - 8s 1o. bimestre 2008)
Para saber um pouco sobre Arquimedes de Siracusa, como ele resolveu o dilema do rei Hieron, o significado da palavra "Eureka!" e comentar as questões propostas, acesse: http://www.obm.org.br/eureka/origem.htm
Para continuarmos com o estudo da SA5, não esqueça de fazer a "Lição de Casa"!
Até!!!!
Segue material de apoio ao estudo da SA 4.
Roteiro de Situação de Aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos
Material:
- 1 seringa de 5 mL, sem agulha e sem êmbolo;
- 2 parafusos diferentes de massa conhecida;
- água;
- 1 conta gotas;
- massa de modelar.
Procedimento:
a) Vede a ponta da seringa utilizando massa de modelar;
b) Utilizando o conta-gotas, acrescente água até a marca de 4 mL, mantendo a seringa na posição vertical. Anote esse Valor (Volume inicial);
c) Coloque, com cuidado para que a água não espirre, um dos parafusos dentro da seringa;
d) Mantendo a seringa na posição vertical, leia o volume atingido pela água após a adição do parafuso (volume final). Anote esse valor.
e) A diferença entre o volume final e o volume inicial corresponde ao volume do parafuso. Sendo assim, calcule o volume do parafuso;
f) Com o valor da massa fornecido pelo professor e o valor do volume obtido no procedimento anterior, calcule a densidade do parafuso em g/cm3
g) Retire a [agua e o parafuso de dentro da seringa, verifique se ela continua com a ponta bem vedada e repita os procedimentos de b a f com o outro parafuso.
(fonte-Caderno do professor - Ciencias - 8s 1o. bimestre 2008)
Para saber um pouco sobre Arquimedes de Siracusa, como ele resolveu o dilema do rei Hieron, o significado da palavra "Eureka!" e comentar as questões propostas, acesse: http://www.obm.org.br/eureka/origem.htm
Para continuarmos com o estudo da SA5, não esqueça de fazer a "Lição de Casa"!
Até!!!!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
SA 3 - SUBSTÂNCIA PURA OU MISTURA DE SUBSTÂNCIAS?
Olá pessoal!
Atividades e dicas:
1) Leiam os textos didáticos do livro de Ciências nas páginas 14 e 15 e 24 à 29. Resolvam em grupo os os exercícios 1,2,3, 7 e 9 da página 22 e exercícios 1, 2 e 7 da página 30. Entreguem na próxima aula (semana de 22 a 27/04, dependendo da série).2) Cada aluno deve ter os exercícios resolvidos em seu próprio caderno.
3) Leiam o texto que fala sobre a obtenção de sal (pág 19) e relacionem com os conteúdos dos pratos do experimento.
4) Na página 29 vc encontra um texto sobre destilação simples da água comum para obtenção de água destilada (lembra do experimento?!), e destilação fracionada do petróleo (mistura de várias substâncias). Saiba como se obtém alguns dos derivados do petróleo, como o GLP(Gás Liquefeito de Petróleo ou gás de cozinha), a gasolina, o óleo diesel, etc.
5) Saiba mais sobre destilação fracionada do petróleo e seus derivados! http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
6) Para quem quer saber mais sobre o que estamos estudando! (É muito importante, principalmente para quem vai prestar vestibulinhos!) Acesse: http://educar.sc.usp.br/
a) entrar em "Ciências" depois em "A matéria e suas propriedades". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final. Tem exercícios sobre densidade (que é uma propriedade específica, lembra!?);
b) Entre em "Ciências" depois em "Substâncias Puras e Misturas". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final.
Obs: As respostas corretas estão no link no pé da página. Tente resolver sozinho, pensando primeiro e tirando as dúvidas no próprio texto antes de conferir suas respostas. Se a dúvida persistir, entre em comentários e coloque-a lá! Responderei no próprio blog (ou na sala de aula se der tempo).
Bom trabalho!
Atividades e dicas:
1) Leiam os textos didáticos do livro de Ciências nas páginas 14 e 15 e 24 à 29. Resolvam em grupo os os exercícios 1,2,3, 7 e 9 da página 22 e exercícios 1, 2 e 7 da página 30. Entreguem na próxima aula (semana de 22 a 27/04, dependendo da série).2) Cada aluno deve ter os exercícios resolvidos em seu próprio caderno.
3) Leiam o texto que fala sobre a obtenção de sal (pág 19) e relacionem com os conteúdos dos pratos do experimento.
4) Na página 29 vc encontra um texto sobre destilação simples da água comum para obtenção de água destilada (lembra do experimento?!), e destilação fracionada do petróleo (mistura de várias substâncias). Saiba como se obtém alguns dos derivados do petróleo, como o GLP(Gás Liquefeito de Petróleo ou gás de cozinha), a gasolina, o óleo diesel, etc.
5) Saiba mais sobre destilação fracionada do petróleo e seus derivados! http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
6) Para quem quer saber mais sobre o que estamos estudando! (É muito importante, principalmente para quem vai prestar vestibulinhos!) Acesse: http://educar.sc.usp.br/
a) entrar em "Ciências" depois em "A matéria e suas propriedades". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final. Tem exercícios sobre densidade (que é uma propriedade específica, lembra!?);
b) Entre em "Ciências" depois em "Substâncias Puras e Misturas". Leia os textos e faça os exercícios que estão no final.
Obs: As respostas corretas estão no link no pé da página. Tente resolver sozinho, pensando primeiro e tirando as dúvidas no próprio texto antes de conferir suas respostas. Se a dúvida persistir, entre em comentários e coloque-a lá! Responderei no próprio blog (ou na sala de aula se der tempo).
Bom trabalho!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
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